Vou mudar de casa - como trato dos serviços essenciais?
  • 18/02/2025

Vou mudar de casa - como trato dos serviços essenciais?

Ao mudar de casa, existem algumas tarefas que não pode mesmo descurar. Uma delas é tratar dos serviços essenciais, ou seja, da água, luz e gás.

 

Se antes era mais trabalhoso tratar destes procedimentos, hoje em dia, com o evoluir da tecnologia e dos serviços, já consegue fazer a maioria dos pedidos online, sem ter de se dirigir aos prestadores de serviços para iniciar novos contratos de abastecimento.

 

Sabe por onde começar?

 

Em primeiro lugar, faça uma pesquisa e compare propostas, para saber com que fornecedor quer trabalhar.

 

Em relação à eletricidade e ao gás, já é possível contratá-los juntos no mesmo pacote. Isto oferece vantagens, como a facilidade de um único pagamento, mas deve sempre confirmar se lhe compensa financeiramente.

 

Por sua vez, no caso da água, cada zona tem o seu abastecimento próprio. Em Águeda, somos abastecidos pela AdRA - Águas da Região de Aveiro.

 

Para fazer o contrato, basta preencher o formulário que têm no site, juntar a documentação solicitada e enviar-lhes por email, correio, ou entregar presencialmente num balcão perto de si.

 

Para qualquer novo contrato de abastecimento, vão solicitar-lhe os seus documentos de identificação digitalizados, a escritura ou contrato de arrendamento e os dados dos contadores, se for o caso.

 

Para garantir que tem tudo pronto na hora da mudança, convém que faça estes pedidos com alguma antecedência. Por vezes, podem demorar um pouco mais, se implicarem vistorias, por exemplo, como acontece no caso do gás natural.

 

Precisa de apoio em alguma destas questões? Pode falar connosco!