IMI 2025 – Águeda aplica descontos a quem tem filhos
  • 10/01/2025

IMI 2025 – Águeda aplica descontos a quem tem filhos

Em ano de eleições autárquicas, a maioria das câmaras municipais do país aderiu ao IMI Familiar, que consiste em aplicar descontos no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para quem tem filhos.

 

Dos 308 municípios, 273 aderiram a esta medida, incluindo Águeda. Assim, em 2025 vão ser aplicados os seguintes descontos no IMI:

 

- 30 euros para quem tem um filho;

- 70 euros para quem tem dois filhos;

- 140 euros para quem tem três filhos ou mais.

 

Para usufruir deste desconto, não tem de fazer nada, a nota de cobrança do IMI já será enviada com a redução consoante o número de filhos. 

 

No entanto, existem alguns requisitos que tem de cumprir, nomeadamente a habitação em questão ser própria e permanente e os descendentes serem menores de 25 anos e não terem rendimentos próprios.

 

Outra questão a ter em atenção é que a composição do agregado familiar que conta é a existente até ao último dia do ano anterior a que o imposto diz respeito. Ou seja, neste caso, a 31 de dezembro de 2023, uma vez que o IMI pago em 2025 diz respeito ao ano de 2024. Se tiver tido um filho em 2024, só poderá usufruir do IMI Familiar no próximo ano.

 

Em Aveiro, todos os municípios aderiram ao IMI Familiar.